sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BATATA FRITA "LIGHT"


Oi gente, desculpem-me estrear o blog com Batatas fritas, não estou subestimando ninguém, mas conheço gente que não sabe fritar um ovo. Mas na verdade, não estou aqui para ensinar a fazer batata frita, mas sim, apresentar a quem não conhece, a maravilha de máquina chamada Arno Actifry. 

 

 
Faz 1kg de batata frita com uma medidinha de óleo.

“Arno Actifry, uma inovação em nutrição e sabor. Após 10 anos de pesquisas o produto chegou ao resultado desejado por seus idealizadores. Possui tecnologia patenteada que possibilita uma melhor cocção dos alimentos, através da circulação e distribuição de ar quente. Lançada em 2007 na França, vem conquistando cada vez mais o seu espaço. E com Actifry é possível preservar o sabor, a cor e os nutrientes dos alimentos!" (site da Arno)

Pois bem, em novembro do ano passado estive na Bélgica e não deixei de provar a tão famosa batata frita com maionese. Parece comum, mas não é, a maionese deles é uma coisa espetacular, fora do comum. E não é que meu marido encontrou essa bendita num supermercado daqui?! 

 

 

Claro, ele comprou! E desejou como uma grávida que eu preparasse as batatas o mais rápido possível. Mas não podia ser daquelas congeladas não, tinha que ser a “original”. Sabia que existe uma batata própria para fritura? Aquelas amarelas, inglesa, ficam mole ao fritar. Mas a apropriada fica bem durinha. É essa aqui, bem marrom, da casca feia.

 

Descasquei em um segundo com este descascador bem lindinho.

 






  

 Comprei batatas grandes e cortei-as no comprido para ficarem grandes mesmo.



Pegue essa colherzinha que acompanha o Arno Actifry e coloque óleo até o lugar indicado.



Despeje na máquina


Coloque as batatas e ligue por 30 minutos.


Quase prontas.


Prontinhas.


Para acompanhar, uma carninha de sol na manteiga.


Hummm... Batata frita com maionese Belga, Carne de Sol na manteiga e Coca-Cola de garrafa de vidro, tem melhor?


 

4 comentários:

  1. Ola querida , amei suas receitinhas me chamo Patricia te encontrei ataves do facebook da Dani noce rss , gostaria de por favor de vc me indicar qual o super mercado que seu esposo achou a maionese? e aonde vc comprou essa maquina da arno e esse descascador lindinho de batata e legumes rss meu face patricia freire serafim beijocas ate...

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia Freire, desculpa a demora em te responder, mas só vi esse comentário agora. Não tenho face... Mas vamos as respostas. A maionese foi comprada no Pão de Açúcar, a máquina no site das Lojas Americanas e o descascador na Loja Jurandir Pires de João Pessoa.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste blog, tbm adoro ler receitas e se tiverem fotos ainda melhor,nao sou cozinheira profissional mas gosto muito de cozinhar.Parabens pelo blog, já é um dos meus favoritos.

    Lúcia Machado

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Vou comprar esta maionese só para ver se é semelhante a que faço em casa. Geralmente as pessoas fazem maionese da forma mais simples, no liquidificador, curioso é que faço na batedeira, com os mesmo ingredientes e não só a textura fica diferente, como o gosto também. Só quero confirmar se a maionese indicada aqui tem o mesmo gosto da que faço. Já que é rápido, vou dizer como faço. Ponho água para ferver e, quando está fervendo, jogo duas gemas dentro e, logo em seguida, desligo o fogo e tampo a panela. Enquanto isso, coloco uma gema crua em uma tigela pequena, jogo um pouco menos do que suco puro de meio limão pequeno peneirado, duas colheres de café de vinagre, uma pitada de açúcar e meia colher de café rasa de sal, misturo tudo e espero as gemas (que já devem estar cozidas) esfriem um pouco (já deve dar para tirar da água quente). Passo as gemas cozidas em uma peneira e misturo também, depois começo a bater a mistura na velocidade mais alta, assim que está razoavelmente misturado começo a colocar óleo (pode ser de soja ou outro vegetal da preferência), só vá colocando aos poucos e batendo sempre para não desandar (dá para colocar aproximadamente meia garrafa de óleo), se colocar quantidade acima disso correrá risco de desandar. Vai ficar bem consistente.
    P.S.: Quem gostar pode colocar alguma mostarda, dá um tom mais ácido, mas nem todos gostam.
    Gosto de misturar a gema crua com sal, limão e vinagre para evitar o risco de salmonela (acho difícil algum agente patogênico sobreviver em mistura de limão e vinagre.
    É uma maionese de gosto e textura bem marcantes, valerá à pena experimentar a receita. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir